Qual é o melhor remédio para dor de dente?

qual-melhor-remedio-dor-dente

Nesse artigo veremos as principais causas, como prevenir e qual é o melhor remédio para dor de dente para alívios quase imediatos.

Só quem já foi pego de surpresa por uma desagradável dor de dente sabe o quanto a resposta para essa pergunta é valiosa. Contudo, mesmo para um profissional experiente, é difícil falar sobre remédios para aliviar dor de dente sem antes saber quais são as causas.

Por isso, vamos abordar por aqui alguns dos fatores que podem desencadear esse tipo de problema e, ainda, o que pode ser feito para aliviar dor de dente.

[button title=”Agendar Consulta” link=”#consulta” align=”left” size=”2″]


O que pode provocar dor de dente?

Antes de falar sobre medicação e formas de tratar as dores de dente, é importante explicar um pouco mais sobre as suas causas.

As principais causas de dores de dente são:

É possível dizer que a cárie é uma das causas mais comuns capazes de provocar dores agudas nos dentes. E um dos motivos que leva pacientes a adquirirem cárie é a falta de higiene bucal – escovação e fio dental – em conjunto ao consumo excessivo de alimentos doces.

Isso acontece porque esse resíduo de alimento que fica na boca após as refeições, quando não removido pela escovação, provoca o desequilíbrio no pH. E quando a boca está demasiadamente ácida, o ambiente torna-se propício para a proliferação de bactérias, incluindo os microorganismos da cárie.

Esses microorganismos se alimentam dos restos de comida, aumentam o nível de acidez da boca e desmineralizam o esmalte do dente. Com o tempo, são formadas as cavidades nos dentes que, em último estágio, chegam a atingir o nervo do dente, o que demanda o tratamento de canal e, eventualmente, provoca a perda da raiz do dente.
[button title=”Agendar Consulta” link=”#consulta” align=”left” size=”2″]


Então, qual é o melhor remédio para dor de dente?

Você já sabe que são várias as causas que podem provocar dores nos dentes e que a principal delas – e mais conhecida – é a cárie. Portanto, é hora de, finalmente, conhecer o melhor remédio para dor de dente.

Sem querer desanimar, mas como são diversas as causas que podem levar o indivíduo a sentir dor de dente, é impossível citar o melhor remédio para qualquer uma dessas situações.

No entanto, para ajudar a obter certo alívio imediato, existem algumas soluções caseiras que podem ser bastante eficazes e ajudam o paciente enquanto ele não chega ao consultório do dentista para um diagnóstico mais preciso:

1. Gelo

Certamente uma das formas mais antigas e populares de alívio imediato de dores é o gelo. A mistura de água e baixa temperatura é eficaz contra dores provocadas por pancadas, queimaduras, ferimentos e também dores de dente.

Isso porque a temperatura fria tem poder anestesiante, o que, consequentemente, ajuda a diminuir a sensação de dor.

Como usar o gelo para aliviar dores nos dentes:

Enrole gelo em um tecido limpo (fralda de pano, pano de prato, gaze ou faixa) aplique sobre a região do dente dolorido, pelo lado de fora da boca.

2. Cravos

Sim, os cravos, presentes em sobremesas como arroz doce e beijinho de coco podem ser eficazes para aliviar dor de dente. Isso acontece devido a um agente entorpecente chamado eugenol, encontrado na especiaria.

Como usar o cravo para amenizar a dor de dente:

Para sentir o efeito do cravo na dor de dente basta colocar 3 ou 4 unidades sobre o dente dolorido. Quando os cravos estiverem um pouco mais amolecidos, é necessário mastigá-los para que a substância seja liberada.

3. Própolis

Aqueles que são adeptos do uso de remédios caseiros conhecem o própolis muito bem. A substância produzida por abelhas é um dos ingredientes principais de produtos em spray feitos para aliviar dores de garganta. O motivo? O própolis possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antissépticas. Sua eficácia se estende também ao alívio da dor de dente.

Como usar o Própolis para diminuir a dor nos dentes:

Leve 2 colheres de sopa de erva macela com 30 gotas de própolis para ferver. Feito isso, reserve até que a mistura esfrie. Com a solução já fria, beba pelo menos três vezes ao dia e faça também bochecho após cada uma das refeições.

É importante reforçar que essas soluções caseiras tem o intuito de alívio imediato da dor e não de cura. Para um tratamento eficaz das causas e, consequentemente, do incômodo sentido é necessário procurar um dentista.
[button title=”Agendar Consulta” link=”#consulta” align=”left” size=”2″]


Quais são os riscos de se auto-medicar para aliviar dor de dente?

“Mas afinal, por que se automedicar pode ser um problema?” Acontece que a dor de dente é um sinalizador de que algo está errado, e a primeira atitude a ser tomada deve ser a busca por um profissional especializado para tentar entender o motivo das dores terem aparecido em primeiro lugar.

Imagine que você está com dores de cabeça contínuas e viva tomando analgésico para isso. Em determinado momento, os analgésicos podem não ser mais a solução para as dores e, nesse ponto, a causa pode ter se agravado. Funciona assim também com os dentes.

Quando o paciente opta por se automedicar, o que ele faz é mascarar a dor. Além de não ser uma boa escolha, pois ele pode agravar o piorar o problema, isso pode atrapalhar também no diagnóstico do médico.


Prevenção: O que fazer para prevenir a dor de dente?

Prevenir é sempre melhor do que remediar e isso vale também para o caso de dores de dente. Por isso, a pergunta não deve ser sobre o melhor remédio para dor de dente, mas sim sobre onde encontrar um bom profissional para tratá-la.

Como já foi dito, existem inúmeras causas que podem estar associadas a esse tipo de dor e o acompanhamento de um dentista é a melhor forma de se prevenir.

Além disso, considerando que a principal causa é a cárie, vale reforçar algumas das formas de manter a sua boca livre desse problema:

  • Mantenha uma boa higiene bucal;
  • Use fio dental regularmente;
  • Evite consumir alimentos muito doces e grudentos, pois esses podem deixar resíduos difíceis de limpar.

[button title=”Agendar Consulta” link=”#consulta” align=”left” size=”2″]


Tratamento: Como tratar uma dor de dente?

A melhor forma de tratar uma dor de dente é descobrindo a sua causa, e isso só pode ser feito por um dentista. Um profissional fará os exames necessários para obter um diagnóstico preciso e, assim, poderá prescrever o medicamento adequado para cada tipo de problema.

No caso das cáries, caso elas não estejam em estágio muito avançado, a ponto de precisar de um canal, as restaurações costumam resolver. Por outro lado, se a dor for provocada por desgaste do esmalte do dente, o tratamento consiste na revitalização desse esmalte, o que costuma também resolver o problema das dores.

Em todo o caso, a mensagem principal é que ao sentir incômodos, não hesite: procure um profissional imediatamente. O melhor remédio para dor de dente é o correto diagnóstico, e isso remédio nenhum pode fazer por você.


Espero que esse artigo tenha o ajudado. Mas se estiver com dores de dente fortes e precisa de um dentista, entre em contato conosco o quanto antes, através do formulário abaixo.


Agende uma Consulta para Tratar a Dor de Dente em Ipanema:

Preencha o formulário abaixo para pré-marcar sua consulta com a equipa de dentistas em Ipanema da Clínica Guilherme Rothier ou ligue: ☎️ (21) 2295-7744 – 📲 (21) 96899-2262 (Cel + WhatsApp)

Conheça a Clínica Dentária em Ipanema do Dr. Guilherme Rothier e saiba mais sobre tratamentos para dor nos dentes e outros temas relacionados a tratamentos dentários. Entre em contato conosco e agende uma consulta.

WhatsApp Chat