Prótese Dentária em Ipanema

dentista-protese-dentaria-ipanema-rio-de-janeiro

A Prostodontia é área da odontologia que consiste na reabilitação oral através de uma prótese dentária para substituição dos dentes naturais em falta ou da estrutura de um ou mais dentes que foram danificados por diversos motivos como traumatismos ou cáries.

Quando é utilizada a prótese dentária?

O principal objetivo da prótese dentária é a reabilitação bucal em todas as suas funções: estética, fonética e mastigatória; restituindo assim a saúde oral.

Quais são os tipos de prótese dentária existentes?

O protesista é o cirurgião-dentista especialista em prótese dentária. E o termo “prótese dental” também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.

Por meio dessa especialidade realizamos os seguintes tratamentos:

  • prótese fixa,
  • prótese parcial removível,
  • prótese total,
  • prótese total sobre implantes,
  • coroa de porcelana.

Agendar Consulta:

Tipos de Próteses Dentárias:

clinica-reabilitacao-oral-rj

Prótese Dentária Fixa

Pontes, coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos.

A prótese dentária fixa é recomendada para quem perdeu algum dente, mas ainda têm outras unidades dentárias próximas e em boa condição. Neste tipo de prótese são utilizadas estruturas chamadas pontes que são anexadas aos dentes do lado da prótese. É por isso que este tipo de prótese também é chamado de “ponte” ou “coroa”.

A prótese fixa cumpre a função de substituir um ou mais dentes que foram perdidos ou destruídos, em virtude de cáries ou traumatismos, e são fixas na boca. São conjuntos de coroas dentais, presas sobre dentes ou implantes, feitas de porcelana. Em relação às próteses removíveis, ele dá uma aparência de um dente natural.

clinica-reabilitacao-oral-rj

Prótese Dentária Parcial Removível

A prótese parcialmente removível também é conhecida como ponte móvel ou coroa.

Normalmente este tipo de prótese é recomendada aos pacientes que perderam um número pequeno de dentes naturais e que apresentam pelo menos dois elementos dentários para que possam ser utilizados como suporte ao local em que a prótese será instalada.

A durabilidade das próteses parcialmente fixas está está ligada à excelência em sua confecção e material de qualidade a ser utilizado, bem como aos hábitos de higiene bucal do paciente. A limpeza deve ser cuidadosa e precisa alcançar a estrutura do suporte de maneira efetiva, para que restos de alimentos não se acumulem ali, após todas as refeições.

Diferente da prótese fixa, onde é necessário extrair ou desgastar o dente natural para a fixação, na prótese removível pode não ser necessário desgastar ou extrair o dente natural.

clinica-reabilitacao-oral-rj

Prótese Dentária Total (dentadura)

A prótese removível – também conhecida como dentadura, é feita a partir de moldagens que reproduzem a anatomia da arcada superior (maxilar) e da arcada inferior (mandíbula) do paciente e pode substituir um ou mais dentes.

A prótese removível é um tratamento mais simples, sem a necessidade de cirurgia ou da colocação de estruturas fixas nos dentes, e pode ser retirada pelo paciente para comer, dormir e também para que seja feita a limpeza.

A desvantagem deste tratamento é a sua movimentação dento da boca, o que atrapalha o movimento para a fala ou alimentação, sendo um problema que pode ser contornado com o uso de bons cremes fixadores.

Na Clínica Guilherme Rothier utilizamos também os sistemas de porcelana com metal e também as chamadas coroas metal-free, que são materiais que conferem maior naturalidade estética na prótese fixa por não possuírem metal na sua composição.

clinica-reabilitacao-oral-rj

Prótese sobre Implantes (0verdenture)

Instalados diretamente sobre o osso da maxila ou da mandíbula, os implantes dentários osseointegrados funcionam como substitutos das raízes naturais dos dentes e servem como suporte para a prótese, que pode ser parafusada ou encaixada em cima deles. A colocação é feita em duas fases.

A primeira é a cirurgia, quando os implantes de titânio na forma de parafusos são fixados no osso do paciente. Na segunda fase, chamada de etapa protética, poderá ser instalada uma prótese fixa, parafusada nos implantes ou cimentada sobre uma estrutura metálica parafusada nos implantes, ou uma prótese removível, que deve se encaixar sobre retentores parafusados aos implantes.

É uma opção que muito se assemelha aos dentes naturais, além de oferecer mais segurança aos pacientes. Porém se faz necessário uma avaliação geral antes de seguir com o tratamento em pacientes com que que sofrem com diabetes, HIV, osteoporose ou hipertensão, pois tais doenças sistêmicas podem prejudicar os processos de coagulação e cicatrização, e deixam o corpo mais exposto a infecções.

clinica-reabilitacao-oral-rj

Coroa de Porcelana

A coroa é uma peça protética que pode ser confeccionada em resina ou porcelana, com a função de repor o dente natural e reproduzindo suas características anatômicas e funcionais.

Este é um tratamento que pode ser executado sobre dentes e implantes dentários. Também sendo possível a coroa ser parafusada ou cimentada.

A coroa pode ser em resina ou porcelana. As coroas em resina acrílica são normalmente utilizadas como provisório, para adequação da gengiva. Em alguns casos, pode-se usar coroas de resina fotopolimerizável como tratamento definitivo.

Venha conhecer a Clínica do Dr Guilherme Rothier e saiba mais sobre as técnicas para colocar implantes e próteses dentárias, além de outros tratamentos de odontologia estética. Entre em contato conosco.

Agende a sua consulta em nossa clínica em Ipanema

Preencha o formulário a seguir e a nossa equipa entrará em contato com você para agendar o melhor dia e hora da sua consulta. Se preferir, ligue:

WhatsApp Chat