Clareamento dental: tudo que você precisa saber sobre o procedimento

duvidas-clareamento-dental-mitos-verdades-clinica-ipanema

O que é o clareamento dental?

O clareamento dental é um procedimento estético odontológico feito com substâncias químicas que tem como objetivo clarear a cor do dente, modifcando sua cor.

Cada vez mais acessível nos últimos anos, o clareamento dental vem se tornando um dos procedimentos de odontologia estética mais procurados pelos pacientes.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o Brasil está na segunda posição entre os países que mais realizam mudanças estéticas odontológicas no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Além disso, entre 2014 e 2017, a procura por tratamentos estéticos na área teve um crescimento de 300%, e os dois tratamentos mais cobiçados nessa área são: lentes de contato e o clareamento.

Com tantas opções de clareamento dental a disposição, e com as clínicas odontológicas oferecendo serviços cada vez mais completos e modernos, muitas dúvidas podem acabar surgindo.

Para sanar essas dúvidas, fizemos um artigo completo no qual respondemos todas as possíveis dúvidas de quem está querendo ficar com os dentes branquinhos, mas ainda não sabe por onde começar.

Por que os dentes perdem a cor branca?

O esmalte, que é a camada mais superficial do dente, com o tempo vai escurecendo devido a restos de comida que vão se acumulando nas micro-fissuras.

Além disso, existem alguns alimentos que são verdadeiros inimigos para quem pretende manter  um sorriso branco. Veja a lista abaixo.

  • Bebidas fermentadas
  • Molhos de tomate
  • Alimentos ácidos
  • Refrigerantes
  • Suco de uva
  • Vinho tinto
  • Chocolate
  • Beterraba
  • Shoyu
  • Café

Benefícios do clareamento dental

O principal benefício do clareamento dental é a satisfação que o paciente tem com seu visual. Todavia, ter um sorriso bonito e saudável – faz toda diferença na hora de conseguir um emprego.

É o que mostra uma pesquisa feita pelo professor de odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Mateus Pithon. De acordo com o estudo, candidatos com os dentes alinhados e tratados – têm mais chances de conseguir um emprego.

Para 67% dos empregadores que participaram da pesquisa, ter um sorriso bonito é um grande diferencial na hora da contratação. Afinal, como diz o ditado popular, seu sorriso é seu maior cartão de visita!

3 coisas para  fazer antes do clareamento dental

A princípio são realizados diversos exames para verificar alguns fatores como cáries e infiltrações, com isso, possíveis problemas durante e depois a aplicação do clareamento dental são evitados. Geralmente os exames realizados antes do procedimento são:

  1. Avaliação da saúde bucal para identificar cáries e infiltrações em restaurações.
  2. Higiene bucal é importante em qualquer circunstância, porém é indispensável antes de cada seção.
  3. Exame de reações alérgicas é importante para identificar alguns pacientes que podem ser alérgicos aos ingredientes usados no clareamento dental.

Melhores tratamentos para clarear os dentes

Há uma grande variedade de clareamento dental que podem ser feitas tanto em casa, quanto no consultório do dentista. Para obter um resultado eficaz, o indicado é consultar um dentista, assim, você poderá saber se além do clareamento, você tem a necessidade de realizar outros procedimentos nos dentes, tais como, tratamento para cáries e até mesmo o tártaro.

As opções mais utilizadas para clarear os dentes, são:

1. Clareamento a laser

É feito no consultório do dentista, utilizando uma luz pulsada. Pode ser necessário a realização de 1 a 3 sessões para que os resultados cheguem ao clareamento desejado, porém, desde a primeira aplicação o resultado já pode ser percebido.

2. Clareamento com moldeira

É um método de clareamento dental que pode ser feito em casa – usando uma moldeira de silicone previamente criada pelo dentista para uso do paciente. Esse procedimento necessita de um gel clareador e os resultados são bem mais demorados, levando cerca de duas semanas para aparecer.

3. Clareamento caseiro

Mesmo não sendo recomendado, algumas pessoas procuram fazer por conta própria o clareamento dos dentes. Para essas pessoas, existem opções de produtos que podem ser encontrados facilmente nas farmácias.

4. Facetas de porcelana ou de resina

Também conhecidas como lentes de contato para os dentes, as facetas de porcelana ou de resina são preparadas pelo dentista para fazer o revestimento dos dentes do paciente. Se o paciente optar pela porcelana, podem ser necessárias 3 consultas, somente para o preparo, todavia, esse tratamento oferece bons resultados e é permanente.

Cuidados após a realização do clareamento dental

Em média a durabilidade após o término do tratamento é superior a 2 anos, porém, esse tempo pode variar de pessoa para pessoa. Por exemplo, um paciente que é fumante ou tem hábitos não saudáveis na alimentação, o efeito tende a ser menos duradouro.

Por outro lado, o paciente que segue as recomendações indicadas por um cirurgião-dentista, terá um resultado mais duradouro. É por esse, e por tantos outros motivos que nunca devemos iniciar um procedimento de clareamento dental sem a supervisão e cuidados de um profissional.

Efeitos colaterais

Durante e após o clareamento dental, o efeito colateral mais recorrente nos pacientes é a sensibilidade. Embora não seja rotineira tais complicações, alguns profissionais, dependendo do nível da sensibilidade e incômodo, resolvem parar o tratamento.

A boa notícia é que existem maneiras de suavizar e até evitar esse problema, ou seja, podemos amenizar a sensibilidade através do uso de dessensibilizantes antes do tratamento de clareamento. Além disso, após o tratamento tem a possibilidade de utilizar o flúor para estimular remineralização do esmalte do dente.

Contraindicações do clareamento dental

É interessante ficar atento às contraindicações do clareamento dental:

  • Pacientes menores de 15 anos.
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
  • Pacientes com cáries.
  • Pacientes com restaurações defeituosas ou problemas na gengiva.
  • Pessoas com expectativas além da realidade.
  • Pessoa alérgicas aos complementos do agente clareador.

Quanto custa?

O valor do clareamento dental pode variar de acordo com a região e com o tipo de tratamento escolhido pelo paciente.

Mitos e verdades sobre o clareamento dental

Meus dentes vão ficar bem branquinhos quando eu fizer clareamento dental?

Mito – Mas irão ficar mais claros. O resultado final dependerá muito de como seus dentes estão antes de iniciar o tratamento. Por exemplo, se os seus dentes estiverem amarelos,  eles ficarão mais claros, ou seja, passarão da cor amarela para um amarelo mais claro. Do mesmo modo, se forem da cor cinza, o resultado será um cinza mais claro,  e se forem brancos, resultará em um branco mais claro.

A sensibilidade dentária muda com o clareamento dental?

Verdade – Os produtos que são usados para clarear o dente são cáusticos, e é comum a sensibilidade durante e após o tratamento. Por esse motivo, é necessário que todo processo de clareamento dental seja supervisionado por um profissional.

Pedra-pomes, argila, carvão, entre outros, clareiam os dentes?

Mito – Em um primeiro contato vai parecer que está dando bons resultados, já que eles irão remover as manchas da superfície do dente, mas, ao utilizar esses produtos você irá desgastar o esmalte dos dentes. Além disso, você irá desgastar a dentina, que fica na parte interna do dente, de cor amarelada podendo variar do claro para o escuro.

O clareamento dental pode ser feito por todo mundo?

Mito – As crianças, pessoas com sensibilidade nos dentes, pessoas com excesso de restaurações e dentes que não sejam naturais, não devem fazer o clareamento dental. Também não é recomendado para mulheres grávidas e as que estão amamentando.

Redação: André Eduardo | Edição: Guilherme Rothier


Procurando onde fazer clareamento dental em Ipanema?

Entre em contato conosco através dos telefones (21) 2295-7744 e (21) 96899-2262 ou pelo formulário abaixo:

Pré-Agendamento de Consulta:

Preencha e aguarde nosso contato!