Alimentos que contribuem com a saúde bucal

Você sabia que existem alimentos que contribuem com a saúde bucal?

Pois é, certos ingredientes são importantes para quem quer não só evitar problemas nos dentes, mas também mantê-los mais saudáveis.

Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo. Isso mostra que há uma preocupação natural na nossa sociedade sobre o estado de saúde da nossa bocal.
No entanto, ainda assim, existem muitos problemas de saúde dental que são comuns no país, indo além da cárie para outras questões mais sérias.

Além de bons hábitos de higiene bucal, é possível cuidar dessa questão com alimentos que contribuem com a saúde dental. Quer saber quais? Então siga a leitura do artigo abaixo!

[button title=”Agendar Consulta” link=”#consulta” align=”left” size=”2″]


7 alimentos que contribuem com a saúde bucal!

1. Água

Apesar de não haver comprovação científica sobre a necessidade de tomar 8 copos de água por dia, é essencial que você se mantenha bem hidratado diariamente. Dentre os muitos benefícios da hidratação correta está a sua saúde bucal.

Pois é. A água em si já ajuda na limpeza de restos de alimentos que fiquem na boca, além da manutenção de minerais na região. Além disso, beber água estimula a salivação, que controla a presença de bactérias e do mau hálito na região.

2. Brócolis

O brócolis é um vegetal extremamente útil para a nossa saúde e, portanto, algo que deve ser consumido regularmente. Ele é cheio de ferro e cálcio, que são dois nutrientes vitais para a proteção do esmalte dos dentes.

No entanto, tenha cuidado ao cozinhar os brócolis. O ideal é fazê-los no vapor para poder eliminar os agrotóxicos e não perder nenhum nutriente deles. Aproveite e adicione outros legumes junto!

3. Cenoura

Você provavelmente já ouviu falar que a cenoura ajuda a visão, mas você sabia que ela também ajuda na saúde bucal? Pois é. A cenoura ajuda a manter a boca hidratada, o que estimula a salivação. Por isso, fica mais fácil remover a placa bacteriana nos dentes.

4. Espinafre

O espinafre é um vegetal riquíssimo em fibras. Normalmente, alimentos desse tipo exigem mais mastigação, o que estimula a produção de saliva. Isso ajuda a limpar a placa bacteriana, além de reduzir o mau hálito também.

Para completar, o espinafre é um alimento com muito ácido oxálico. A função desse ácido é de ajudar na absorção do cálcio que existe no leite. Esse cálcio, por sua vez, é essencial para a saúde dos dentes.

5. Gengibre

O gengibre é um antioxidante poderoso, capaz de ajudar bastante o nosso corpo. Uma das suas funções é melhorar o funcionamento do aparelho digestivo, o que reduz o mau hálito. Além disso, por ser um anti-inflamatório poderoso, ele auxilia no combate a inflamações bucais, como a gengivite.

6. Iogurte

Se você quer ter dentes fortes e saudáveis, uma boa ideia é comprar e comer iogurtes. Eles são ricos em fósforo, cálcio, ácido láctico e proteínas, o que é essencial para ter uma arcada dentária fortalecida. Além disso, eles também ajudam a combater bactérias.

7. Maçã

Você costuma comer frutas? Se não tem o hábito, pode começar a mudar isso com as maçãs. Por terem propriedades detergentes, são excelentes para a saúde bucal pois ajudam a limpar os dentes.

[button title=”Agendar Consulta” link=”#consulta” align=”left” size=”2″]


Como adicionar esses alimentos na sua rotina?

Deu para ver que a lista de alimentos que contribuem com a saúde bucal não é tão complicada assim, não é mesmo? Todos eles são ingredientes de fácil acesso e, portanto, não é difícil colocá-los na rotina.

No entanto, você pode tornar tudo mais fácil com o delivery. Por exemplo, é possível pedir um prato no Rappi Rio de Janeiro (ou versão da sua cidade, claro) que tenha alguns desses ingredientes preparados de forma a melhorar a sua saúde bucal. Assim, você ganha em saúde e não precisa se complicar com o preparo dos pratos.

Outro ponto importante a ter em mente é que, além de alimentos que ajudam na saúde bucal, existem aqueles que são prejudiciais. Portanto, não adianta muito consumir um pouco de gengibre para fortalecer os dentes se, do outro lado, você consome muitos alimentos negativos.

Veja a seguir uma lista com os alimentos a ignorar pelo bem da sua saúde bucal!

  • Café: o café pode até ser um dos principais produtos de exportação do Brasil, mas o seu consumo deve ser moderado. Isso porque ele escurece o sorriso com o tempo;
  • Álcool: o álcool é um vilão para a saúde geral do nosso corpo, tanto para o fígado, quanto para o cérebro e também para a boca. Ele deixa a nossa boca ressecada e inibe a produção de saliva. Além disso, o vinho é um tipo de álcool com pigmentação, o que também prejudica a estética dos dentes;
  • Açúcar: doces em geral são um problema para os dentes pois o açúcar, um dos seus principais ingredientes, é transformado em ácido pelas bactérias da placa bacteriana dos dentes. O resultado é uma corrosão do esmalte que protege os dentes.

E aí, aprendeu quais alimentos que contribuem com a saúde bucal? Quais deles você já tem na sua rotina? Comente abaixo ou agende uma consulta para saber o estado da sua saúde bucal!


Agende uma Consulta de Saúde Bucal em Ipanema:

Preencha o formulário abaixo para pré-marcar sua consulta com a equipa de dentistas em Ipanema da Clínica Guilherme Rothier ou ligue: ☎️ (21) 2295-7744 – 📲 (21) 96899-2262 (Cel + WhatsApp)

Conheça a Clínica Dentária em Ipanema do Dr. Guilherme Rothier e saiba mais sobre tratamentos para saúde dos dentes e outros temas relacionados a tratamentos dentários. Entre em contato conosco e agende uma consulta.

WhatsApp Chat