O uso da acupuntura na odontologia

acupuntura-na-odontologia-ipanema-guilherme-rothier

No artigo completo abaixo, falaremos sobre o uso da acupuntura na odontologia, como ela é aplicada nesta área e os inúmeros benefícios que ela proporciona.

Logo de início, vale informar que, ao contrário do que muitos pensam, as agulhas na odontologia não são aplicadas na gengiva ou em qualquer parte dentro da boca. Elas são aplicadas em outras áreas, como as mãos ou pontos específicos do rosto. 🙂

Aplicações da acupuntura na odontologia

A função da acupuntura na odontologia é auxiliar no alívio da dor, como complemento à anestesia. Pode não envolver a remoção da causa da dor, mas sim, servir como um auxílio importante na obtenção de alívio.

A Acupuntura é indicada para pacientes ansiosos, estressados e com fobia ao tratamento odontológico, com “medo” da cadeira do dentista, bem como para pacientes hipertensos e portadores de doenças sistêmicas.

A técnica chinesa é utilizada com sucesso na indução de anestesia necessária em alguns procedimentos cirúrgicos, periodontais ou restauradores e no controle de complicações pós-cirúrgicas.

É utilizada em diversos contextos, como:

  • Durante o atendimento odontológico: É uma aplicação das mais utilizadas em: Dentística, Endodontia, Periodontia e em Cirurgia, se caracteriza como um procedimento menos traumático que a anestesia convencional.
  • Como tratamento de suporte: A Acupuntura é coadjuvante no tratamento da ATM (articulação têmporo-mandibular), do trismo (contratura dos músculos mastigadores), bruxismo (ranger de dentes), além de outras sintomatologias (parte da Medicina que estuda os sintomas das doenças) mastigatórias miofaciais. É relevante a efetividade no controle da dor nestas circunstâncias.
  • No Pós-operatório: No período Pós-cirúrgico o controle da dor proporciona ao paciente um certo grau de conforto e redução do número de medicamentos. Pacientes tratados com radioterapia na região da cabeça e pescoço igualmente são favorecidos.

A partir de comprovação científica, a Acupuntura vem sendo incorporada às práticas clínicas relacionadas à Odontologia.

Benefícios da acupuntura na odontologia:

Menor uso de anestésicos

Ao utilizar a acupuntura em pontos específicos de relaxamento, conseguimos potencializar a anestesia, que alcança mais profundidade, necessitando de menor quantidade. Como o fluxo de energia da própria pessoa será otimizada, tudo funcionará melhor, naturalmente, incluindo o sistema analgésico do próprio corpo e a capacidade de cicatrização do organismo.

Menor uso de medicamentos

Colabora para a diminuição do consumo de medicamentos, o que é especialmente válido principalmente para os idosos ou pacientes que, devido à sua condição de saúde, têm necessidade de consumir vários medicamentos, como os hipertensos, diabéticos, pacientes fibromiálgicos e outros.

Pontos específicos para resultados específicos

Pontos para relaxamento, pontos analgésicos, pontos para diminuição do sangramento e hematomas, pontos para diminuição do edema (inchaço) também são aplicados. E como já falamos, os pontos para melhoria do fluxo de energia do corpo conferem uma cicatrização acelerada. Tudo isso com muito conforto.

Eletroacupuntura

A Acupuntura poderá também ser intensificada com um equipamento que confere pequenos estímulos elétricos potencializando todos os efeitos obtidos.

Contexto da acupuntura na odontologia

A acupuntura foi introduzida na odontologia pelo Professor Álvaro Badra, na década de 70, simultaneamente com a Hipnose, Psicossomática (doença física – ou não – que tem origem na mente da pessoa) e Homeopatia. Álvaro lecionava cursos, congressos e palestras de Odontologia.

Nas décadas de 80 e 90 o tema: “Acupuntura na Odontologia” continuou se difundindo através de trabalhos clínicos em Congressos Brasileiros de Odontologia, Congressos Internacionais e livros. Um deles escrito pelo Professor Dr. João Jorge de Barros em 1991 – “Traumatismo Buco-Maxilo-Facial”, possuindo um capítulo denominado “Acupuntura na Odontologia”, escrito pelo Prof. Dr. Jarbas de Arruda Bauer.

No ano de 2008 o Conselho Federal de Odontologia certifica e regulamenta através da Resolução CFO 82/2008 de 25 de setembro, as chamadas Práticas Integrativas e Complementares à saúde bucal, dentre elas a Acupuntura.

Consequentemente, um grupo passou a reivindicar o reconhecimento da acupuntura como especialidade odontológica e na III Assembleia Nacional das Especialidades Odontológicas – ANEO – este reconhecimento foi concretizado.


Ver esta publicação no Instagram

 

A #acupuntura tem origem na China e é utilizada para uma melhor #qualidadedevida há aproximadamente 4500 anos. Desde que chegou no Brasil, ela vem se popularizando em diversos segmentos na área da saúde, inclusive na #odontologia . As agulha são aplicadas pela estomatologista, Dra Beatriz Venturi, em locais específicos para alívio em diversas situações: – no tratamento da boca seca (Xerostomia) e na síndrome da ardência bucal; – possui função anestésica, inclusive na endodontia, periodontia e nas cirurgias; – diminui a ansiedade em pacientes; – auxilia no pós-cirúrgico, melhorando a dor, diminuindo edema e inflamações; – no tratamento da ATM e do #Bruxismo – na paralisia facial e parestesia. Gostou? Então não deixe de agendar uma consulta conosco para avaliação. 😉 . ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #Estomatologia #Xerostomia #Laserterapia #BocaSeca #Endodontia #Periodontia #TratamentodaDor #ClinicaGuilhermeRothier #OdontologiaIntegrada #Odontologia #RiodeJaneiro #EquipePerfeita #MedicinaChinesa

Uma publicação partilhada por Guilherme Rothier Odontologia (@clinicaguilhermerothier) a


Benefícios da Acupuntura e Sua Origem

Saiba mais: O que é acupuntura e sua origem

A Acupuntura é um método terapêutico milenar de origem oriental baseado no estímulo de partes do corpo específicas (meridianos) por meio da introdução de agulhas finas em pontos da pele específicos ou através do calor, complementando a Medicina Tradicional Chinesa – MTCA.

As agulhas são introduzidas na pele (quase superficialmente) e em diferentes sentidos, dependendo da localização do ponto e do objetivo pretendido. Estas permanecem por um determinado tempo e após o intervalo necessário são retiradas. Desta forma, os meridianos são sedados ou tonificados.

A acupuntura no Brasil teve início com os primeiros imigrantes chineses que chegaram com o rei Dom João VI, seguidamente de chineses que vieram ao Brasil por ordem do imperador Dom Pedro I.

No continente asiático, o corpo é visto como a origem das energias vitais. Estas energias estando desequilibradas podem ocorrer problemas de saúde e doenças podem facilmente se manifestar. A Acupuntura proporciona o reequilíbrio para estas energias com o intuito de proteger o organismo contra várias enfermidades. Esta prática vem sendo muito utilizada concomitantemente na Odontologia. A Acupuntura na Odontologia vem sendo beneficiada através destas técnicas milenares.

A palavra Acupuntura é originária do latim acus (agulha) e punctura (picada), criada pelos jesuítas após o século XVII.

Pré-Agendamento de Consulta:

Preencha e aguarde nosso contato!